top of page

João Vitor dos Santos
Penha, Rio de Janeiro, RJ,  1987

ciamarginalprocesso.jpg

Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Realizador em cinema e audiovisual, bacharel em estudos de mídia e licenciando em cinema e audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha com a reflexão e a construção de imagens e narrativas da população negra e moradora de favelas e periferias na cidade do Rio de Janeiro. Selecionado como Documentarista de Impacto pela Global Impact Producer, através do Fundo William Greaves em 2020. 

 

Suas últimas realizações envolveram a direção audiovisual do espetáculo teatral O Clássico Êxodo (Cia Arame Farpado, 2020) e do filme Complexos (Cafuné na Laje e Arma Alliance, 2020), que integrou o Festival Panoramica de Filmes Latinoamericano e o Festival Cinemaissi de Cinema Latinoamericano (Helsinki /Finlândia). Além disso, dirigiu o videoclipe da música Breve, parte do álbum de lançamento A salvação é pelo risco, do artista JOCA. 

Cofundador e colaborador da Cafuné na Laje, iniciativa independente de arte e educação que propõe a pedagogia do cinema brincante para crianças e adolescentes das favelas e periferias do Rio de Janeiro desde 2012. 

Atuou junto ao Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, programa da UFF desenvolvido em parceria com comunidades jongueiras. Vencedor do XVII Prêmio Josué de Castro de Extensão - 2019, com o projeto Patrimônio negro e universidade: partilhas e encontros de saberes na linguagem audiovisual, orientado pela pesquisadora Elaine Monteiro.


Possui especialização em fotografia documental e fotojornalismo pela Escola de Fotógrafos Populares e em produção audiovisual na Escola Popular de Comunicação Crítica, ambos cursos de extensão oferecidos pela UFRJ em parceria com o Observatório de Favelas.
Ofereceu cursos como o Laboratório de Audiovisual Popular e o Curso de Introdução ao Cinema Negro na Escola Sesc do Ensino Médio, além da oficina de fotografia no Encontros de Fotografia do Ponto Cultural Zungu.

Acesse o portfólio completo. 
 

bottom of page